sexta-feira, 25 de março de 2011

EDUCAÇÃO NO COTIDIANO

Sempre que se discute educação, o fazemos sob o prisma da relação ensino-aprendizagem intra domum, isto é, daquela vivida nas salas de aula. Evidentemente, existe todo um processo de desenvolvimento de teorias pedagógicas, métodos e tentativas de se dar respostas para os desafios educacionais advindos com a pós-modernidade. Contudo, é mais que perceptível que a educação transcende a sala de aula. O grande desafio é a construção de uma nova sociedade, uma sociedade educada.

A educação intra domum, tanto aquela oferecida por instituições de ensino – privadas ou públicas – como a oferecida em casa, permite ao educando um leque muito grande de conhecimento. Sem dúvida os pais são as referências iniciais de seus filhos, são modelos a serem seguidos. Assim como os professores. Aquilo que transmitem torna-se verdade para quem os escuta. Com essa afirmativa podemos considerar que pais agressivos podem gerar filhos agressivos, pais mal-educados podem gerar filhos mal-educados. Atitudes corretas ou incorretas começam a ser observadas desde cedo. Nas escolas não é diferente. Professores despreparados formam estudantes medíocres. Um mestre que trata com arrogância outras pessoas, um diretor que não é capaz de cumprimentar seus funcionários, uma professora que fala mal de seus colegas, enfim, tudo encaminha os sujeitos que estão em formação a agirem da mesma forma, a reproduzirem esta má-educação.

O desafio é maior do que se pensa. As emissoras de telecomunicação precisam se engajar neste processo educativo. Seus programas devem incitar o bom comportamento, a convivência saudável entre as pessoas. Por mais triste que esta realidade se apresenta, é incontestável que em grande parte dos lares a TV tornou-se exemplo a ser seguido, senão o único exemplo. Outra problemática para a educação é o uso indisciplinado da internet. Este veículo pode ser usado como parceiro do processo educativo? A resposta é sim, contudo, há de se ter um cuidado muito grande com os conteúdos acessados pelas crianças e adolescentes.

Frequentemente vemos campanhas que apontam para mudanças de hábitos. Campanhas são importantes para a conscientização coletiva, porém, é preciso que cada um mude seu agir em todo caminhar de vida, seja profissional ou social. A educação está na base desses comportamentos cotidianos. É uma tríade que não pode ser esquecida: Ética-Justiça-Delicadeza. Viver estes pilares ajuda a melhorar o humor, melhora a convivência entre as pessoas. O pai precisa estabelecer regras para seus filhos, mas precisa também ser justo e delicado. Um professor precisa impor limites aos seus alunos, mas seria melhor conquistá-los através do bom exemplo. Um líder deve corrigir seus liderados, mas com delicadeza. Uma cidade fortificada não é imune aos ataques inimigos sem antes ser amada por seus cidadãos. É assim que se constrói uma sociedade educada, a partir de famílias educadas, de escolas educadas, de empresas e organizações educadas. A teoria é simples, é imperativo da ética: tratar o outro como gostaria de ser tratado. Mas devemos viva-la no dia-a-dia, sem esperar que o outro tome a iniciativa. A construção dessa sociedade pode ser muito penosa, mas se cada um fizer a sua parte, o processo se tornará intensamente agradável e os resultados imensamente gratificantes.

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